Para amenizar os efeitos da quarentena, aluna da EACH lança a plataforma “Rede de Apoio”

Postado em 09 de abril de 2020

Em mais um esforço para atenuar os danos causados pela pandemia do novo Coronavirus no Brasil, a aluna do programa de doutorado em Sistemas de Informação da EACH/USP, Carolinne Pinheiro, desenvolveu uma plataforma onde qualquer pessoa pode oferecer os mais diversos tipos de apoio durante a quarentena.

Doação de álcool em gel ou máscaras para grupos de risco, oferecimento de idas ao supermercado ou farmácias, empréstimo de computador para estudante, ajuda psicológica gratuita, aula online e, até mesmo, companhia online para jogos de vídeo game estão entre as ajudas oferecidas que já se encontram disponíveis no site. Acesse a plataforma “Rede de Apoio” aqui.

Qualquer pessoa disposta a ampliar esta rede de solidariedade pode se inscrever na plataforma para oferecer apoio. “Eu espero que através da plataforma os estudantes que estão à margem do ensino a distância possam ser incluídos e que pessoas que compõem o grupo de risco possam ser ajudadas. Assim como espero que a plataforma possa amenizar o impacto negativo da pandemia na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira. Também foram publicadas algumas vagas de serviço para mulheres mães e espero que isso só cresça,” disse Carolinne Pinheiro.

De acordo com Carolinne, sua iniciativa foi influenciada pelos esforços da USP em atuar na luta contra a Covid-19. “Calhou de eu estar fazendo uma disciplina chamada Laboratório de Inovação em Sistemas de Informação, dos professores Luciano Araújo e Fátima Nunes, disciplina na qual devemos desenvolver soluções tecnológicas para problemas da sociedade.”

A plataforma já está em pleno funcionamento e todos os apoios oferecidos são gratuitos.